Aluno(a): _________________________________________________________
Língua Portuguesa
© A vida apresenta tantos problemas que parecem sem solução, que só mesmo o espírito criativo dos inventores poderia fazer o nosso mundo mudar tanto!
© Leia com atenção a história abaixo.
A dondoca inventora
¾ Aí, que demora para lavar essa louça! Cuidado, vocês vão quebrar os pratos que eu herdei da vovó!
A Sra. Cochrane, uma dona-de-casa rica, vivia implicando com seus empregados: ela achava que eles levavam muito tempo para lavar os pratos e morria de medo de que eles quebrassem sua louça.
Até que um dia ela cansou de reclamar e resolveu botar a mão na massa. Adivinha o que a Sra. Cochrane fez?
Contratou empregados super-rápidos?
Comprou pratos de plástico?
Que nada, ela resolveu colocar os neurônios para funcionar e, em 1886... Inventou a máquina de lavar louças!
É claro que a engenhoca fez o maior sucesso e, pouco tempo depois, as "Máquinas de Lavar Cochrane" estavam sendo vendidas para hotéis e restaurantes.
O reconhecimento científico demorou um pouquinho mais para chegar: em 1893 a Sra. Cochrane expôs sua invenção na Feira Mundial de Chicago e ganhou o primeiro prêmio!
Fonte: http://www.canalkids.com.br/portal/fuinha/index.htm
© Interpretando o texto
1 – A Sra. Cochrane adorava reclamar de seus empregados. Por que ela fazia isso?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
2 – Depois de reclamar por muito tempo, qual foi a providência tomada pela Sra. Cochrane?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3 – A engenhoca da Sra. Cochrane não demorou para fazer sucesso. Qual foi o seu invento e quem era os seus compradores?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
4 – Assinale a frase que justifica corretamente o acento das palavras em destaque nas frases:
© Cuidado, vocês vão quebrar os pratos que eu herdei da vovó!
a) Oxítona terminada em o.
b) Oxítona terminada em ditongo crescente.
c) Paroxítona terminada em a/as ou e/es.
d) Toda palavra proparoxítona é acentuada.
© Contratou empregados super-rápidos?
a) Toda palavra proparoxítona é acentuada.
b) Oxítona terminada em ditongo crescente.
c) Paroxítona terminada em o.
d) Paroxítona terminada em ditongo crescente.
© Ela resolveu colocar os neurônios para funcionar...
a) Oxítona terminada em o.
b) Paroxítona terminada em a/as ou e/es.
c) Paroxítona terminada em ditongo crescente.
d) Toda palavra proparoxítona é acentuada.
5 – As palavras abaixo estão presentes no texto.Leia-as e classifique seus ditongos em crescente ou decrescente:
© cuidado - ____________________________
© vivia - ______________________________
© sua - _______________________________
© neurônios - __________________________
© depois - _____________________________
© restaurantes - _________________________
6 – Compare as frases e leia as palavras destacadas:
“Que nada, ela resolveu colocar os neurônios para funcionar e, em 1886...”
“Ele não nada muito bem.”
© As palavras em destaque são homônimas ou parônimas? Marque a alternativa correta.
Homônimas Parônimas
7 – Complete o texto com os monossílabos destacados:
não dos mais
Sra. Cochrane _____________ agüentava ______________ chamar a atenção ________ seus funcionário. Por isso ele criou um invento que fosse útil para a sua vida.
Seja um vencedor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário