Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atividade de Língua Portuguesa


Aluno(a): _________________________________________________________

 Língua Portuguesa

©      A vida apresenta tantos problemas que parecem sem solução, que só mesmo o espírito criativo dos inventores poderia fazer o nosso mundo mudar tanto! 
©      Leia com atenção a história abaixo.

A dondoca inventora

            ¾  Aí, que demora para lavar essa louça! Cuidado, vocês vão quebrar os pratos que eu herdei da vovó!
            A Sra. Cochrane, uma dona-de-casa rica, vivia implicando com seus empregados: ela achava que eles levavam muito tempo para lavar os pratos e morria de medo de que eles quebrassem sua louça.
            Até que um dia ela cansou de reclamar e resolveu botar a mão na massa. Adivinha o que a Sra. Cochrane fez?
            Contratou empregados super-rápidos?
             Comprou pratos de plástico?
            Que nada, ela resolveu colocar os neurônios para funcionar e, em 1886... Inventou a máquina de lavar louças!
            É claro que a engenhoca fez o maior sucesso e, pouco tempo depois, as "Máquinas de Lavar Cochrane" estavam sendo vendidas para hotéis e restaurantes.
            O reconhecimento científico demorou um pouquinho mais para chegar: em 1893 a Sra. Cochrane expôs sua invenção na Feira Mundial de Chicago e ganhou o primeiro prêmio!

Fonte: http://www.canalkids.com.br/portal/fuinha/index.htm
©      Interpretando o texto

1 – A Sra. Cochrane adorava reclamar de seus empregados. Por que ela fazia isso?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

2 – Depois de reclamar por muito tempo, qual foi a providência tomada pela Sra. Cochrane?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

3 – A engenhoca da Sra. Cochrane não demorou para fazer sucesso. Qual foi o seu invento e quem era os seus compradores?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

– Assinale a frase que justifica corretamente o acento das palavras em destaque nas frases:

©      Cuidado, vocês vão quebrar os pratos que eu herdei da vovó!

a) Oxítona terminada em o.
b) Oxítona terminada em ditongo crescente.
c) Paroxítona terminada em a/as ou e/es.
d) Toda palavra proparoxítona é acentuada.

©      Contratou empregados super-rápidos?

a) Toda palavra proparoxítona é acentuada.
b) Oxítona terminada em ditongo crescente.
c) Paroxítona terminada em o.
d) Paroxítona terminada em ditongo crescente.

©      Ela resolveu colocar os neurônios para funcionar...

a) Oxítona terminada em o.
b) Paroxítona terminada em a/as ou e/es.
c) Paroxítona terminada em ditongo crescente.
d) Toda palavra proparoxítona é acentuada.

5 – As palavras abaixo estão presentes no texto.Leia-as e classifique seus ditongos em crescente ou decrescente:

©      cuidado - ____________________________
©      vivia - ______________________________
©      sua - _______________________________
©      neurônios - __________________________
©      depois - _____________________________
©      restaurantes - _________________________

6 – Compare as frases e leia as palavras destacadas:

“Que nada, ela resolveu colocar os neurônios para funcionar e, em 1886...”
“Ele não nada muito bem.”

©      As palavras em destaque são homônimas ou parônimas? Marque a alternativa correta.

Homônimas                                                 Parônimas

 7 – Complete o texto com os monossílabos destacados:

não                            dos                             mais

             Sra. Cochrane _____________ agüentava ______________ chamar a atenção ________ seus funcionário. Por isso ele criou um invento que fosse útil para a sua vida.




Seja um vencedor!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário